5.0 - Equipamentos:

            5.1 - Caixa de Distribuição:
É um equipamento de concentração que é utilizado para se distribuir o sinal PLC em painéis elétricos de edifícios. Ele busca otimizar a largura de banda disponível para um grupo de usuários. Normalmente, possui um filtro para os ruídos provenientes de aparelhos acoplados a rede elétrica.



(Fig. 5.1 – Caixa de Distribuição PLC. [8])

            5. 2 - Isolador de Ruídos:
Utilizado para diminuir a quantidade de ruído em uma rede, o que aumenta o desempenho geral da rede. Ele é utilizado quando o modem PLC está conectado a um circuito onde se conectam outros aparelhos.



(Fig. 5.2 – Isolador de Ruídos. [8])



            5.3 – Injetor:
Ele gera o sinal Powerline e o modula na rede elétrica recebida no local, que por definição é uma linha de média tensão. A localização do injetor (ponto de injeção) na rede elétrica, mesmo não tendo lugar definido, normalmente fica próxima de uma subestação por onde o acesso a outros sinais powerline pode ser  obtido de modo fácil. O injetor costuma possuir um chipset Wifi 802.11a para servir de ponto de acesso, enquanto que se conecta por um cabo Ethernet a um roteador de agregação, isto é aquele que distribuirá o sinal recebido. Os injetores podem ser capacitivos, quando injetar os sinais através de capacitores, tendo contato direto com a rede elétrica, ou podem ser indutivos, quando injetam os dados por indução magnética.

            5.4 - Repetidor/Extrator:
Além de recuperar o sinal powerline original e o re-injetar na rede elétrica após ele ter sofrido os efeitos de atenuação ou de certa quantidade de ruídos, também fornece um WAP(wireless acess point). Estima-se que seja necessário um repetidor a cada 300 metros de fio.
No caso da BPL, o WAP pode ser utilizado para que não seja necessário utilizar as redes de baixa tensão para atingir o cliente. Em vez disso, ele apenas utilizaria um CPE( Customers Premise Equipment) que se comunicaria diretamente com o ponto de acesso do repetidor/extrator mais próximo.
Normalmente é instalado próximo da sala de medidores dos prédios ou em algum lugar presente na rede de distribuição de baixa tensão, como, por exemplo, postes que não possuam transformadores. Contudo, ele também pode ser instalado segmentos críticos de uma rede. Isto é, caso a atenuação seja muito grande ele pode ser instalado, por exemplo, entre o transformador e modem.

            5.5 – Extrator:
Ele é instalado em nas pontas de uma linha de média tensão, onde não se deseja continuar a propagação do sinal, ou em qualquer lugar entre os repetidores onde se precise de pontos WAP (wireless acess point) adicionais.

            5.6 - Do Transformador MT/BT:
Ele é instalado nos transformadores MT/BT da rede elétrica. Este equipamento extrai o sinal do canal que distribui a PLC (seja uma rede de média tensão, fibra óptica, etc) e o injeta na rede de baixa tensão, que é a rede que é a rede que chega às residências. Desse modo, ele torna possível o fluxo de dados dowstream que vai do transformador até um modem ou repetidor/extrator.
Esses equipamentos de transformador podem ser Placas BT, quando a injeção é feita do canal de distribuição para uma rede de baixa tensão ou Placas MT, quando tal injeção é feita para uma rede de média tensão.



(Fig. 5.6 – Equipamento PLC do transformador MT/BT da rede elétrica. [8])

            5.7 - De Subestação:
É instalado junto a Subestação de distribuição da rede elétrica. Sua função é permitir a interconexão com provedores de serviços, como o da internet, enquanto que pode servir de Transformador MT.

            5.8 – Modem:



(Fig. 5.8 a – Modens PLC. [8])

Os modens PLC são aparelhos que funcionam como Injetor e Extrator.  Isto é, realiza a interface entre os aparelhos eletro-eletrônicos e a rede elétrica. Numa rede PLC, vários modens podem se comunicar pelas tomadas nas residências. Eles costumam possuir tanto um ponto de acesso de rede sem rio 802.11 como interface RJ45 para a utilização de rede Ethernet. Além disso, podem possuir interface USB e RJ11 para a conexão de um telefone comum, já que o modem pode funcionar como um gateway para serviços de VoIP. Existem, inclusive, modens feitos especificamente para a telefonia pela internet.


Phonex Wireless Phone Jacks
(Fig. 5.8 b – Wireless Phone Jack System da Phonex: permite que se ligue o telefone em qualquer tomada. [9])

            5.9 - Visão Geral do BPL( Broadband over PowerLines):
O sinal passa por um injetor na central, sendo introduzido na rede elétrica. Durante a transmissão, os repetidores impedem que os transformadores filtrem as altas freqüências do sinal. Quando próximo ao usuário final, um extrator irá retirar o sinal do canal que será convertido pelo modem para ser usado por um computador ou qualquer outro dispositivo.    

     

(Fig. 5.9 – Visão geral da instalação dos equipamentos PLC.)