Arquitetura

Os elementos principais da arquitetura sobre a qual a computação nas nuvens se baseia encontram-se mais bem explicados a seguir.

Atores

A computação nas nuvens é composta por três atores principais [VAQUERO et al. 2009]: os prestadores de serviços, mais conhecidos como SPs (do inglês Service Providers), os usuários dos serviços e os prestadores de infraestrutura, mais conhecidos como IPs (do inglês Infrastructure Providers). Os SPs são aqueles que desenvolvem e deixam os serviços acessíveis aos usuários através de interfaces baseadas na Internet, como já explicado anteriormente. Esses serviços, por sua vez, necessitam de uma infraestrutura sobre a qual estarão instalados; essa infraestrutura é fornecida na forma de um serviço pelos IPs. A Figura 3 demonstra essa relação entre os atores.

Figura 3. Os prestadores de serviços possuem uma relação de desenvolvimento e gerenciamento com a interface da infraestrutura e com os serviços; os usuários, por sua vez, são aqueles que utilizam os serviços instalados na infraestrutura. [Figura baseada em VAQUERO et al. 2009]

Camadas

A arquitetura da computação nas nuvens pode ser dividida em três camadas abstratas [DIKAIAKOS et al. 2009]. A camada de infraestrutura é a camada mais baixa. É através dela que os prestadores de infraestrutura disponibilizam os serviços de rede e armazenamento da nuvem. Dessa forma, fazem parte dela servidores, sistemas de armazenamento, como os data centers, e roteadores, por exemplo. A camada de plataforma possui uma abstração mais elevada e provê serviços para que as aplicações possam ser desenvolvidas, testadas, implantadas e mantidas no ambiente da nuvem pelos prestadores de serviços. Finalmente, a camada de aplicação é a de mais alto nível de abstração, e aquela que oferece diversas aplicações como serviços para os usuários (Figura 4).

Figura 4. Os principais atores que estão relacionados com as camadas de aplicação, de plataforma e de intraestrutura são, respectivamente, os usuários, os prestadores de serviços e os prestadores de infraestrutura.

É importante lembrar que a nuvem esconde toda a infraestrutura para o usuário. O elemento Interface da Infraestrutura (Figura 3) é o responsável por fazer a ligação entre a infraestrutura e os prestadores de serviços. É através dele que tanto a infraestrutura como a plataforma são oferecidas como serviços, de modo que haja o desenvolvimento das aplicações que serão disponibilizadas aos usuários.

Tipos de Nuvens

Tipo de Nuvens aqui.

Cenários

Cenários aqui.