7. Perguntas e Respostas
  • Qual o método utilizado atualmente para coleta de dados subaquáticos? Cite algumas vantagens de desvantagens.
     O método atual consiste em colocar dispositivos no fundo do oceano ou lago, deixá-los lá por algum tempo e recuperá-los com os dados coletados. As vantagens desse método estão no preço do dispositivo, que, por não possuir qualquer interface de comunicação, se torna mais barato, e na simplicidade do dispositivo. As desvantagens consistem nas limitações devido à falta de infra-estrutura de rede, pois não é possível reconfigurar os dispositivos de acordo com o andamento da campanha nem monitoração em tempo real, devido à capacidade de armazenamento e devido à capacidade de recuperar dados em caso de falhas.
  • Cite 2 aplicações práticas das redes subaquáticas.
     As redes subaquáticas podem ser aplicadas na coleta de dados oceanográficos ou ambientais, medindo temperatura, pH do meio, salinidade, entre outros dados. Além disso, as aplicações relacionadas à extração de petróleo estão ganhando força, especialmente no Brasil. Por fim, aplicações militares sempre estiveram presentes, desde o início das pesquisas em comunicação submarina, para a detecção de submarinos e a comunicação entre eles.
   
  • Quais os problemas que ocorrem com as ondas eletromagnéticas e a comunicação óptica nos meios subaquáticos?
     As ondas eletromagnéticas sofrem atenuações nos meios subaquáticos e apenas sinais de alta potência e baixa frequência possuem um alcance útil, requerindo grandes antenas e, dessa forma, inviabilizando seu uso nesses meios. Já a comunicação óptica sofre com a absorção da luz pelo meio, pela dificuldade de realizar o alinhamento entre o transmissor e o receptor, a baixa eficiência em águas rasas e difração em partículas suspensas no meio.
   
  • No que se baseia o funcionamento do SONAR?
     O SONAR se baseia no envio de pulsos sonoros, à semelhança dos mecanismos de localização e comunicação de alguns animais, como o morcego e o golfinho. Essa onda de som reflete em algum objeto e retorna para o transmissor, que possui um dispositivo receptor, e ele calcula a distância através do tempo que o sinal demorou para ir e voltar.
 
  • Quais os 2 problemas que inviabilizam a utilização do método TDMA para controle de acesso ao meio?
     O TDMA se baseia na divisão do tempo em pequenos intervalos. Para funcionar, esse método precisa de um espaço entre um intervalo e outro. Esse espaço é proporcional ao atraso do meio. No caso dos meios subaquáticos, esses atrasos podem ser muito grandes, o que inviabiliza a utilização do TDMA para alguns casos. Além disso, o TDMA exige a sincronização de todos os nós da rede e isso ainda é um desafio a ser superado nas redes subaquáticas.