5. Perguntas e Respostas
P:
A criptografia Assimétrica resolve alguns problemas enfrentados pela criptografia simétrica, como a unicidade na identificação de cada entidade, e o uso de um par de chaves para cada entidade, ao invés do uso de uma chave compartilhada. Porém, ainda temos um grande problema de segurança. Qual é este problema?
R:
O grande problema encontrado no uso pura e simplesmente da criptografia assimétrica é: Como garantir que a pessoa realmente é quem ela diz ser?
P:
     Explique uma forma de se distribuir uma chave simétrica de forma segura na rede.
R:
     Podemos combinar a criptografia Assimétrica e a Simétrica para resolver este problema. Para isso, basta utilizar a criptografia assimétrica para trocar uma mensagem segura com a entidade a qual desejamos nos comunicar. O conteúdo desta mensagem será a própria chave simétrica que desejamos entregar para a entidade comunicada. Desta forma, após esta troca inicial de mensagens, as duas entidades podem trocar mensagens seguras com criptografia simétrica, contornando o problema de distribuição segura de chaves simétricas.
P:
     Qual é a importância de uma Autoridade Certificadora em uma infra- estrutura de Chaves públicas?
R:
     A autoridade certificadora é a entidade mais importante de uma PKI. Ela é responsável por gerar e assinar os certificados dos usuários e serviços da PKI. Ela tem o poder de validar e revogar certificados e autenticar os serviços.
P:
     Que tipos de informações estão presentes em um certificado digital?
R:
     Um certificado contém as informações essenciais para associar uma entidade a qual pertence o certificado a uma chave pública. Dente as informações mais comumente presentes, podemos citar a identificação do dono do certificado, a sua chave pública, as informações referentes a Autoridade Certificadora que assinou o certificado, e a sua validade. Estes certificados podem tanto ser usados para identificar a entidade como para identificar níveis de permissão ou credenciais.
P: Explique de que forma um usuário de um serviço certificado pode verificar se o serviço é realmente confiável.
R:
O usuário pode entrar em contato com a autoridade certificadora que delegou aquele certificado para aquele serviço. Dentre as formas possíveis, estão a comunicação direta, ou a comunicação através da Internet, através da consulta de uma Certification Revocation Lists (CRL) disponibilizada pela autoridade responsável.