1.2 Introdução à Computação Confiável
Em computação, segurança é um tópico indiscutivelmente importante. A cada nova vulnerabilidade descoberta e explorada, a necessidade de novas soluções cresce. A Computação Confiável, Trusted Computing, é uma iniciativa que se propõe a resolver alguns dos problemas de segurança computacional atuais através de modificações no hardware dos PCs.
A Computação Confiável, Trusted Computing, é uma tecnologia desenvolvida pelo Trusted Computing Group, grupo sucessor do Trusted Computing Platform Alliance (TCPA), uma iniciativa iniciada pela AMD, HP, IBM, Infineon, Intel, Microsoft e Sun Microsystems para implementar a Computação Confiável. O objetivo da tecnologia de Computação Confiável é que o computador tenha um comportamento consistente em pontos específicos, comportamentos esses que serão executados por uma combinação de software e hardware. A execução desse comportamento confiável é alcançada pela colocação no hardware de um identificador único e uma chave mestra, além de negar o conhecimento e o controle dessa chave, até mesmo para o dono do computador. A computação confiável é controversa, pois torna o computador não só seguro para o dono, mas também, contra o dono [8].
Uma implementação dos conceitos de Computação Confiável é a tecnologia da Intel chamada Intel Trusted Execution Technology, TXT, que será explicada mais adiante nesse trabalho. No entanto, é conveniente termos entendimento dos princípios, vantagens e desvantagens da Computação Confiável antes de nos ser apresentada a tecnologia da Intel. Na próxima seção será feita uma introdução aos conceitos da Computação Confiável.