UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

RFID

RADIO FREQUENCY IDENTICATION

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE COMPUTAÇÃO

REDES DE COMPUTADORES I - 2019.1

AUTORES:
GUILHERME DANTAS COUTO
TARSIUS SERGIO MALAFAIA
PROFESSOR:
Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"

Introdução

O RFID (Radio Frequency Identification) é, como o nome sugere, uma tecnologia de identificação automatizada de objetos, pessoas, bens e produtos por meio de ondas de rádio. O sistema é fundamentado, basicamente, em 3 elementos: uma etiqueta (ou TAG) — que está presa ao objeto e armazena o identificador numa memória; a antena — que faz transmissão e recepção de dados com a TAG; e a unidade de controle — responsável pelo processamento e pela produção de um resultado.

Ao longo dos anos, essa tecnologia vem se popularizado em indústrias, cadeias de distribuição logística, bibliotecas, supermecados, entre outros. A versatilidade do RFID pode ser apontada como uma das razões: a identificação do objeto e a troca de informações com a base se dá sem a necessidade de contato direto — uma vantagem quando comparado ao tradicional código de barras, por exemplo.


Princípios

Comunicação

...

Suprimento de energia

...

Frequência de operação

...

Alcance

...


Tipos de TAGs


Padronização

TEXTO EM PRODUÇÃO


Seguranca

TEXTO EM PRODUÇÃO


Aplicações

TEXTO EM PRODUÇÃO


Vantagens e Desvantagens

TEXTO EM PRODUÇÃO


Futuro

TEXTO EM PRODUÇÃO


Conclusão

TEXTO EM PRODUÇÃO


Perguntas e Respostas

TEXTO EM PRODUÇÃO


Bibliografia

[1] FINKENZELLER, Klaus. RFID Handbook: Fundamentals and Applications in Contactless Smart Cards and Identification. 2º Edição. Munich: Wiley & Sons LTD, 2003.

[2] DOBKIN, Daniel M. The RF in RFID: Passive UHF RFID in Practice, 2007.

[3] RFID Journal Brasil. Disponível em: https://brasil.rfidjournal.com/

[4] RFID Journal. Disponível em: https://www.rfidjournal.com/

[5] IEEE Council on RFID – Bridging physical to digital. Disponível em: http://www.ieee-rfid.org/

[6] “The History of RFID”, IEEE Potentials. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/1549751