O que é OpenStack?

Um software de código aberto para criação de nuvens privadas ou públicas. Assim como o sistema operacional gerencia os componentes de nossos computadores, o OpenStack é chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir o mesmo papel em maior escala. É considerado uma plataforma de software, por fornecer APIs que, em conjunto, são capazes de controlar todos os recursos disponíveis na oferta dessa infraestrutura: máquinas virtuais, rede, armazenadores e balanceadores de carga.

CLOUD COMPUTING

A computação em nuvem, revolucionou a forma como as empresas e as pessoas consomem tecnologia por três motivos:

  • Não é necessário nenhum esforço da sua parte para gerenciar ou dar manutenção em aplicativos.

  • A nuvem é efetivamente infinita em tamanho, portanto você não precisa se preocupar em ficar sem capacidade.

  • Você pode acessar aplicações e serviços baseados na nuvem de qualquer lugar - tudo o que você precisa é de um dispositivo conectado à internet.

MÓDULOS OPENSTACK

O OpenStack é uma plataforma de arquitetura modular e flexível que reúne um conjunto de projetos independentes, ou seja, ele não é um software monolítico. Sendo assim, você consegue utilizar apenas os componentes que desejar.

HISTÓRICO

Tecnologia que nasceu de uma necessidade da Nasa. Entre 2008 e 2009, a Nasa precisava de mais agilidade na hora de administrar diversos hypervisors e de organizar recursos de infraestrutura.


Os seis principais componentes do Openstack

Nova

Responsável pelo acesso e gerenciamento total dos recursos computacionais da plataforma, incluindo programações, criações e exclusões;

Neutron

Responsável pela conexão da plataforma a outras redes e serviços;

Swift

É um serviço de armazenamento de objetos altamente tolerante a falhas que armazena e recupera objetos de dados não estruturados através de uma API RESTful;

Cinder

Oferece armazenamento de blocos persistentes acessível por meio de uma API de autosserviço;

Keystone

Autentica e autoriza todos os serviços do Openstack, além de de ser o catálogo de endpoints para todos os serviços;

Glance

Armazena e recupera imagens de disco de máquinas virtuais de uma variedade de locais.

Outros Componentes

Horizon Sahara Magnum Trove Murano Freezer Solum AODH Senlin Zaqar Heat Mistral Ironic Zun Designate Octavia Manila Karbor SearchLight Barbican Panko Ceilometer Monasca Rally Congress Watcher Vitrage CloudKitty Tricircle Openstack-Ansible Kolla Tripleo

Cada componente é considerado um projeto dentro da plataforma, tendo suas próprias equipes de desenvolvimento e manutenção. Os seis principais módulos citados mais acima são o ponto de partida para a criação de qualquer cloud, seja ela pública, privada ou híbrida. Os demais componentes podem ser utilizados para que o projetista satisfaça outras especificações do projeto.